MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO CORRETIVA:

Reparo feito após a ocorrência da falha, ou seja, após a quebra ou mau funcionamento do componente ou sistema. Pode causar a parada do carro – fazer o motorista ficar na rua – ou causar redução na performance/aumento no consumo ou desconforto ao dirigir.

Em geral, elas ocorrem devido à ausência de manutenção preventiva, má qualidade ou mau uso do veículo. Obviamente, a manutenção corretiva deve ser evitada com a correta conservação do veículo e revisões periódicas.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA:

 

 A revisão e substituição de itens de desgaste em intervalos determinados pelo fabricante, visando à manutenção da performance e conservação do bom funcionamento de todos os subsistemas do veículo. 

Os compradores de veículos usados e fora de garantia sabem muito bem que em determinado intervalo – medidos por quilometragem e/ou período – devem trocar o óleo, filtros, pastilhas de freios, troca de correias dentadas, molas e amortecedores, embreagem, água do radiador, fluido de freio, alinhamento e balanceamento, bateria e todos os demais itens de desgaste para não ficar na rua e manter o carro sempre novo.

Em suma, manutenção preventiva consiste em substituir periodicamente os itens de desgaste e verificar as condições gerais do veículo para substituir os componentes defeituosos, independente do estado no qual se encontram.

  • Facebook ícone social